Edital para eleição de diretores da rede municipal

Edital para escolha dos diretores das escolas municipais é lançado
Inscrições abertas do dia 26 a 29 de março 

Foi lançado o edital que dispõe sobre o processo de escolha de Profissionais da Educação para o provimento dos cargos de diretores das escolas e Cmeis da Rede Pública Municipal de Ensino de Paranaguá, gestão 2012/2016.
E as inscrições estão abertas aos interessados em concorrer ao cargo de diretor(a) através do processo de escolha nas Escolas e Cmeis pertencentes à Rede Municipal de Ensino de Paranaguá, nos termos do art. 65º, II, da Lei Complementar 113 de 22 de dezembro de 2009 , Decreto 2194/2011 e Decreto 2448/2012.
O edital será publicado nas unidades escolares no dia 26 de março, assim como no Diário Oficial do Município e no site da prefeitura que é www.paranagua.pr.gov.br.
Esta iniciativa atende à reivindicação dos profissionais de educação da rede municipal de ensino do município de Paranaguá e cumpre determinação do Plano Nacional de Educação.

Inscrições
As inscrições poderão ser feitas no período entre 26 e 29 de março, das 8h às 17h, no Departamento do Ensino Fundamental e Departamento de Educação Infantil (SEMEDI).
Todo interessado em se inscrever para concorrer a diretor deverá apresentar os seguintes documentos:
* Requerimento de inscrição, de acordo com formulário da Secretaria Municipal de Educação, devidamente preenchido , no qual o interessado declara estar ciente das condições exigidas para a participação do processo de escolha e das normas expressas no Edital;
* Certidão negativa de antecedentes criminais;
* Apresentar plano de trabalho e memorial, conforme anexo I e II do Decreto 2194/2011;
As inscrições que atenderem os critérios na legislação em vigor serão homologadas pela Comissão Eleitoral Central, que as publicará e divulgará no dia 02 de abril.
A homologação dos inscritos de que trata este Edital será publicada em documento próprio e divulgada:
a) no hall principal da Prefeitura;
b) na Secretaria Municipal de Educação;
c) nas Unidades Municipais de Ensino ;
d) no site oficial da Prefeitura de Paranaguá www.paranagua.pr.gov.br

Eleição
A eleição ocorrerá no dia 12 de abril e o resultado final deverá ser dado no dia 13, e a posse está programada para ocorrer no dia 02 de maio deste ano.
Confira o cronograma desta eleição.

CRONOGRAMA

☼ Data de início das inscrições 26/03/2012

☼ Data de término das inscrições 29/03/2012

☼ Data de homologação 02 /04/2012

☼ Período de Recurso 03 e 04/04/2012

☼ Prazo para manifestação acerca dos recursos 05/04/2012

☼ Prazo para divulgar plano de gestão escolar 09 a 11/04/2012

☼ Realização das Eleições 12/04/2012

☼ Resultado final 13/04/2012 (17 h)

☼ Período de Recurso 13 /04/2012

☼ Período de análise 16/04/2012

☼ Posse do(a) diretor(a) eleito(a) 02/05/2012

Acesse o link:

http://www.pmpgua.com.br/conteudo/secretarias-e-orgaos/educacao/editais-semedi 

Brincadeiras de equilíbrio corporal

A turma do maternal 1 tem realizado diversas atividades motoras de equilíbrio corporal. Para isso, brincadeiras simples tem sido realizadas em sala de aula. A professora Josane dirigiu este momento dos alunos passarem por cima e por baixo de obstáculos, confira nas fotos:





Agora, a galerinha passará por baixo do banco:





Depois de tanto esforço, brincar de cantar sempre ajuda a relaxar.
Parabéns galerinha lindaaaaaa!

Sugestões diversas para a Páscoa

A Páscoa está  chegando e preparando sugestões para o tema. Com muita cosa legal, você não vai perder nada.  Verifiquem nossas sugestões conforme as descrições  abaixo:







Atividades Pascoais







Músicas Páscoa

Músicas da Páscoa
São ótimas  sugestões  da Páscoa  para   vocês!!!!
Formato: mp3


Coelhinho da páscoa- Patati Patatá

Coelhinho da Páscoa

Páscoa para mim- Turma do Printy

Chegou a Páscoa

Sugestões de lembracinhas da Páscoa

Está  chegando a Páscoa!!!!

E claro que estaríamos sugerindo  a  vocês algumas  dicas e  modelos de  lembrancinhas e cestinhas para serem confeccionadas em casa ou pela escola.  Confiram/!!!

CESTINHA DE CAIXA DE LEITE
CESTINHA DE GARRAFA, muito fofa!


SUGESTÕES DE LEMBRANCINHAS DE PÁSCOA




Pegadinhas de coelhos

Estamos acrecentando algumas sugestões de pegadas de coelhos para serem colocadas na  sala de aula, no  pátio ou em casa mesmo, as  crianças adoram e serve como uma preparação para a  chegada do coelho......





Muito fofas!!!!!

A Páscoa no mundo



 
Na China
O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa
As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia, a tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos
A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina
O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

Autor desconhecido

Símbolos da Páscoa



Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".

Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.

Entre os seus símbolos encontram-se:

O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

A Cruz da Ressurreição
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

O Pão e o Vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Autor desconhecido

Escolas municipais já estão recebendo os uniformes para distribuir aos alunos

Escolas municipais já estão recebendo os uniformes para distribuir aos alunos
No total são 16 mil kits de uniforme escolar distribuídos gratuitamente a todos os alunos da rede municipal
Todas as escolas da rede municipal de ensino de Paranaguá já estão recebendo os kits de uniformes e já estão repassando aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental. No total são 16 mil kits. O município também já distribuiu material esportivo, material de limpeza e de escritório. Material para aulas de artesanato para as crianças das escolas integrais e de educação infantil também foram entregues.

A secretária municipal de educação Elvira Bezerra Geraldo informou que cada kit de uniforme tem um valor de R$ 203,30 por criança. “Um bom investimento para toda a rede e todas às nossas crianças têm a mesma oportunidade de estarem vestidas da mesma forma”.

A secretária explicou que os materiais de expediente, de limpeza e de artesanato ficam estocados no almoxarifado da secretaria para que ao longo do ano possa suprir a demanda das escolas e haja reposição imediata. “Temos um estoque destes materiais, e claro, com um controle, as escolas são atendidas nas suas necessidades e solicitações”.

Os estudantes recebem uniformes tanto de verão quanto de inverno com camiseta, bermuda, jaqueta, agasalho completo, meia, tênis, além de short saia para as meninas e também trajes de banho para àqueles que fazem aulas de natação. “Todos os alunos da rede municipal recebem uniformes e este ano estamos fazendo a reposição total dos uniformes de verão e de inverno”.

Para as aulas de educação física também anualmente vem sendo comprados materiais.
Entre eles estão às bolas de vôlei, de futebol, bola plástica para as crianças menores e jogos gigantes, principalmente para as escolas de tempo integral onde eles têm atendimento de contra turno e precisam de outras atividades. As escolas parciais também receberam os mesmos brinquedos. “É uma opção do município oferecer os uniformes gratuitamente para os pais que podem economizar e aplicar estes valores em outras necessidades de suas famílias também”. Finaliza Elvira

Circo Milenar- festa no Cmei

Respeitável público!!!!!!
O Cmei Milena Bonfim apresenta:

CIRCO MILENAR

No dia 15 de março comemoramos o dia do Circo e  claro  que  não poderíamos passar em branco. Realizamos uma  série de apresentações dos  professores aos alunos  apresentando  todos os personagens do campo circense. 
Acompanhe as fotos e confira:
A turma do Maternal 2 manhã e tarde realizaram uma apresentação de palhacinhos lindos!!!!!

Ficou muito fofo!!!!!


A platéia participou de forma ativa e empolgante!!!!!


A professora Suzanne se transformou em Super Su, uma malabarista poderosa, com equilíbrios em bolas, vassouras e bambolês. 
UAU!



Claro que não poderia ficar sem palhaçada. As professoras Karime e Alessandra fizeram a   sua parte de forma  engraçadíssima. Entre tombos e piadas, alegraram a todos os presentes.




No  Circo Milenar também teve domador  e seu leão!!!!As professoras Raquel e Ana dramatizaram como se doma uma  fera indomável!!!!!A tarde a colega  Fátima brilhantou mais um pouco como  leão.


Claro que nossa festa do Circo  teve as lindas bailarinas.Apresentaram uma coreografia simples e simpática. Parabéns a todas elas....


Tivemos também a  apresentação das mágicas Matuza e Além, representadas pelas professoras Idésia e Andréia. 
Tivemso  show de malabarismos com  as professoras Josane e Fátima. Logo  estaremos  mostrando em fotos  também esta parte fundamental do circo.

Após uma  linda exibição de  funcionalidade  do Circo, os alunos ficaram encantados com a festa e claro,  puderam comentar em casa o que  aconteceu na escola. 
Parabéns a todas  as maravilhosas professoras   e demais funcionários que se  empenharam e principalmente, participaram de forma brilhante este espetáculo.

E viva o Circo!!!!!



 
Que bom que você está por aqui!!!!