A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Função social e educacional da Escola
a escola prepara a criança para conviver com grupos sociais mais amplos que a familia; a pré-escola deve fornecer-lhe elementos para conhecer esses grupos sociais, e o fará partindo do próprio universo infantil: a familia, a casa, escola, a comunidade, as profissões, datas comemorativas, etc.
ASPECTOS BIOLOGICOS
ao propor atividades que visam a observação e compreensão de determinados aspectos biológicos, a pr-escola está fornecendo à criança condições para se desenvolvero raciocínio lógico e incorporar o método contínuo deinvestigações, essenciais para postar estudo das ciências naturais.
O trabalho prático poderá se realizar através de alguns itens: as partes do corpo humano, higiene e saude, alimnetação, animais, plantas, etc.
CONTEÚDOS
Conteúdo é tudo aquilo que é passivel de integrar um programa educativo com vistas à formação das novas gerações. É por meio de conteúdos que transmitimos e assimilamos conhecimento, mas também por meio do conteído que praticamos operações cognitivas, desenvolvemos hábitos estabelecidos para o processo educacional.

ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS PORTUGUÊS/ PRONTIDÃO/ LINGUAGEM
Os trabalhos com as crianças na área dalinguistica e viso-motora têm como objetivos:
Ampliar a linguagem e pensamento desenvolvendo a Expressão Oral através de histórias, músicas, teatros, danças, recitação deversos, poemas ou parlendas, dramatizações, hora da novidade, conversas, recados, jogos e brincadeiras;
Dar iniciação a expressão escrita, noções elemetares da gramática e a leitura.
Desenvolver o campo perceptivomotor,a partir do esquema corporal- coordenação-motora-ampla ou grossa- até chegar aos dedos-coordenação-fina.

MATEMÁTICA
Será desenvolvido o campo do Raciocínio lógico matemático, no qual a criança setornará capaz de :
*Perceber, identificar e aplicar os conhecimentos como: posições (frente/atrás), dimensões grande/médio/pequeno), comprimento (curto/comprido), altura (alto/baixo), peso (leve/pesado), distância (perto/longe), volume (cheio/vazio), quantidades (muito/pouco),disposição e posição deobjetos (em cima/embaixo, ao lado/entre),
*Manipular livremente o conjunto universo blocos lógicos - para formar sequências e agrupar em subconjuntos de: cor, forma, tamanho e espessura;
*identificar formar conjuntos (vazio, unitário, com muitos e poucos elementos);
*Identificar e apontar os numerais (ex. de 0 a 9), relacionado o número isoladamente,
*Identificar cores primárias e secundárias;
*Reconecer números ordinais e ultimo;
*Identificar e nomear formas geométricas;
*Resolver problemas orais perceber quantidades de líquido em recipientes diferentes, por exemplo);
*Desenvolver operações matemáticas (adição, subtração).

ARTES PLÁSTICAS

Nesta área ocorre o desenvolvimento da coordenação e habilidade motoras, aumentando a capacidade de organizar o espaço e3 o dominio de tecnicas. Os exercícios de pintura, por exemplo, farão as crianças conhecerem o valor das cores e suas combinações. O professor deve permanecer como observador, orientador e amigo; estimular a criatividade e o capricho que o trabalho merece, incentivar a economia no gasto do materias usado, informando que assim durará mais tempo, estar seguro da aula que vai dar.

CIÊNCIAS

Um programa de ciências na pré-escola deve partir dos interesses das crianças, de suas necessidades imediatas e do meio em que vivem. Temos com objetivos gerais: desenvolver as habilidades de observar, descever, analisar, classificar, medir, explorara o ambiente em que vive; estabelecer relações entre os diversos elementos que compõem seu meio; enriquecer suas experiencias; adquirir o gosto pelas pesquisas e descobertas; adquirir hábitos de uma vida sadia em relação à higiene, alimentação, recreação.

INTEGRAÇÃO SOCIAL

A pré-escola tem como função principal aprimorar a sociabilidade das crianças, favorecendo: uma convivência feliz no lar, na escola e na sociedade; a auto-realização, a eficiência no trabalho e ocivismo; expeiencias que promovam o desenvolvimento pessoal; a auto-orientação, a cooperação, a resposabilidade, a amizade, a cortesia, o respeito as outras poessoas, boas maneiras, bons hábitos, etc.

INGLÊS

Será proporcionado às crianças o contato com outro idioma, através de atividades, música, videos, cartazes, desenhos e pinturas.

EDUCAÇÃO FÍSICA

As atividades de educação física e recreativas visam: o desenvolvimento pessoal; domio do próprio corpo; o que ele pode realizar com o corpo todo ecom cada uma de suas partes; o dominio das coisas qie o cercam: como utilizá-las, como se situar no tempo e no espaço;
o desenvolvimento das qualidades sociais de cooperação, solidariedade, comunicação.



O CMEI MILENA BONFIM inclui estas atividades no plano curricular para oferecer uma educação integral de qualidade ocasionado um desenvolvimento estético, intelectual, moral e cívico aos nossosalunos.

0 comentários:

Que bom que você está por aqui!!!!