Texto para teatro infantil: Pinóquio

Na volta as aulas estaremos realizando um teatro de fantoches com a história PINÓQUIO. Estamos colocando a disposição texto que será usado, para divulgação. Vejam e aceitamos sugestões:

Teatro de Fantoches- Pinóquio
Personagens:

Narrador: N
Gepeto: G
Pinóquio: P
Fada Azul: F
Homem estranho :H
Grilo: Gr
N:Era uma vez, um senhor chamado Gepeto. Ele era um homem bom, que morava sozinho em uma bela casinha. Gepeto era marceneiro, fazia trabalhos incríveis com madeira, brinquedos, móveis e muitos outros objetos.
G: Adoro ver a alegria das crianças ao brincar com os carrinhos, móveis e piões que faço, mas..... sou muito triste.
N: Apesar de fazer a felicidade das crianças com os brinquedos de madeira, Gepeto sentia-se muito sozinho, o que ele queria muito era ter tido um filho, e assim resolveu construir um amigo de madeira para si. 
G: Já sei, vou construir um boneco de madeira para ser meu filho.(Gepeto começa a mexer em suas ferramentas)

N: Assim, Gepeto montou um  boneco muito bonito, tão perfeito que Gepeto entusiasmou-se e deu-lhe o nome de Pinóquio.
Os dias se passaram e Gepeto falava sempre com o Pinóquio, como se este fosse realmente um menino. 
G:Meu filho Pinóquio, sei que um dia você vai poder falar comigo, e estou muito feliz em poder ser teu pai. (Pinóquio e Gepeto dançam juntos)
N: Sabem o que aconteceu? A Fada Azul visitou a oficina de Gepeto e ficou muito comovida com a solidão do bom velhinho e resolveu tornar seu sonho em realidade dando vida ao boneco de madeira.
E tocando Pinóquio com a sua varinha mágica disse:

F: __Te darei o dom da vida, porém para se transformar num menino de verdade deves fazer por merecer. Deve ser sempre bom e verdadeiro como o seu pai, Gepeto. Para isso, vou lhe deixar um amigo, o grilo falante que vai te ajudar a reconhecer o certo do errado, se aprender bem, será um menino de verdade.

N: No dia seguinte, ao acordar, Gepeto levou um susto quando percebeu  que o seu desejo havia se tornado realidade. 
G: Você agora é de verdade meu filho!!!!! Agora poderemos sair juntos, jogar bola, e quero te ensinar tudo sobre a vida!!!Para isso, você vai para a escola, para que possa 
aprender as coisas que os meninos de verdade aprendem, além de fazer amizades. 
P: Obrigada papai, estou muito feliz por ser de verdade agora e quero fazer tudo que você me pedir.

N: Então Pinóquio seguia a caminho da escola todo contente pensando em como deveria ser seu primeiro dia de aula estava ansioso para aprender a ler e escrever.
No caminho porém encontrou dois homens estranhos que logo foram conversando com ele, que ficaram maravilhados ao ver um boneco de madeira falante e pensaram em ganhar dinheiro às custas do mesmo. 

H:__ Não acredito que você vai a escola! Meninos espertos preferem aprender na escola da vida!

Gr:_ Vamos Pinóquio, sem desviar do nosso caminho! Gritou o pequeno e responsável grilo. 
N: Os homens começaram a contar que estavam indo assistir ao show do teatro de marionetes e Pinóquio não conseguiu vencer sua curiosidade, queria conhecer o teatro. O pequeno grilo continuou a falar com Pinóquio, mas este estava tão empolgado que nem o escutava mais.  Pinóquio então, seguiu com os homens, rumo à apresentação do teatro de marionetes, deixando seu amigo grilo para trás. 
H: Vamos vender este boneco ao dono do teatro e ganhar muito dinheiro...

N:E assim fizeram os homens maus,Pinóquio sem perceber o acontecido participou da apresentação dos bonecos e fez grande sucesso com o público. Ao final da apresentação, Pinóquio quis ir embora, porém o dono do teatro não deixou, sendo assim o trancou numa gaiola. Pinóquio começou a chorar.
_________Saem os homens e então entra a Fada Azul .
F: Mas o que foi que aconteceu querido Pinóquio? Cadê o grilo seu amigo? Me conte tudo.
N: Pinóquio começou a mentir.
P: Eu estava indo para a escola quando me perdi, e  o dono do teatro me prendeu nesta gaiola, e agora esta me obrigando a trabalhar para ele.
N: De repente, Pinóquio se assustou com o que aconteceu! Seu nariz começou a crescer, então, assustado, começou a chorar.

F:__ Não chore, Pinóquio! Vou libertar você, mas não minta mais, pois a mentira fará seu nariz crescer. A mentira é algo errado, e você deve ter um bom coração.

P:__ Não quero ter esse nariz! Eu falo a verdade! Quis saber como era um teatro de marionetes e sai do meu caminho. Acabei me dando mal. 

F:__ Não minta novamente, Pinóquio! Lembre-se que para ser um menino de verdade, você deve fazer por merecer. (sai de cena a fada)

N: Pinóquio aprendeu a sua lição e seguiu com o grilo em direção à sua casa.
P: Estou com tanta saudade do meu pai Gepeto.Agora posso entender que o melhor  para mim é estar em casa com meu papai. Vamos logo meu amigo Grilo.
G: Isso mesmo Pinóquio, devemos fazer sempre as coisas certas.

N:Ao chegar em casa, Pinóquio não encontrou Gepeto. Com medo, ficou imaginando que Gepeto poderia ter morrido de tristeza com o seu sumiço. Mas o grilo encontrou um bilhete de Gepeto.
G: Olhe Pinóquio, o seu pai está dizendo que foi procurar você  da praia de barco.

N: Pinóquio foi em direção à praia, junto com o grilo, mas não viram nenhum sinal de barco nem de Gepeto. Uns pescadores avisaram que o barco de Gepeto tinha sido engolido por uma baleia.
P: Vou pular e procurar meu pai Gepeto. Lá vou eu...

N: Pinóquio e o grilo nadaram bastante até encontrarem uma baleia. Pinóquio se colocou na frente do animal e também foi  engolido por ela. Logo viram o Gepeto triste no estomago da baleia.Ao ver o boneco, Gepeto sorriu e correu ao seu encontro. 
Pinóquio abraçou o pai e pediu desculpas por ter agido mal. 

G:__ A única coisa que importa, meu filho, é que você está bem.
N: Mas já sei como vamos sair daqui, vamos fazer uma fogueira e a baleia vai ter que nos tirar daqui.O plano deu certo, e a baleia espirrou o barco onde estavam Gepeto, Pinóquio e o grilo. 

G:Viva, conseguimos meu filho querido!
P:Sim papai e eu prometo ser obediente. Não mentir e cumprir meus deveres.

N: Nesse momento, a Fada Azul apareceu e sorridente disse ao boneco: 

F: Por tudo o que você aprendeu e pelo modo como agiu, agora farei de você será um menino de verdade! 

N: Assim, a Fada transformou Pinóquio em um menino de verdade. E este viveu muito feliz com o seu pai, Gepeto, e com o amigo grilo.

E depois cantaremos um canção com as crianças!!!!!



0 comentários:

Que bom que você está por aqui!!!!