Não dê castigo. Ameaçar a criança para que ela coma só aumentará sua repulsa à comida. Prometer recompensas em troca do prato vazio também pode firmar a idéia de que a comida não é boa e só vale a pena pelo que vai receber depois.
2 - Leve a criança para as compras. Deve-se mostrar as diferentes frutas existentes e mesmo estimular a experimentação de algum alimento na feira. Experimentar na banca de pastel não vale!
3 - Envolva a criança no preparo. Envolver a criança em pelo menos alguma fase do preparo pode fazer a criança perder a reserva ou rejeição a algum tipo de alimento. Deve-se aproveitar a oportunidade para explicar as vantagens da salada e de uma fruta sobre as batatas fritas e salgadinhos gordurosos.
4 - Ofereça pratos coloridos. A forma de apresentação conta muito. Pratos bonitos e coloridos podem fazer a criança comer mesmo que não goste.
5 - Camufle. Esconda o alimento que a criança não gosta no meio de outro que ela gosta. Por exemplo, use o caldo de cozimento do fígado no preparo do macarrão.
6 - Varie o cardápio. É importante oferecer um cardápio banceado e variado. Se a criança não quiser comer, você precisa deixar claro que não tem lanchinho nem salgadinho, só haverá comida na próxima refeição.
7 - Dê o exemplo. Esse é um dos pontos mais importantes. Os pais devem consumir verduras e frutas e não adianta nada recomendar suco se você bebe refrigerante.
fonte:http://www.nutrasuavida.com/infantil.htm
0 comentários:
Postar um comentário