Escolas Municipais realizam exposição sobre a banana



Prefeito Baka durante a apresentação dos alunos da escola Aníbal Ribeiro Filho.


Professora Patricia, oficineira e alunos que participaram do Projeto.


Alguns dos produtos feitos para exposição.


A coordenadora pedagógica da Fundação Bungue, Helena de Souza Bartnik.
Em parceria com a empresa Bungue o projeto Comunidade Educativa regionalizou o tema “Saberes e Sabores do Brasil” e as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre este fruto tão farto no litoral paranaense. 

Na última terça-feira (31), aconteceu no Grêmio Vicente Elias a apresentação de dezesseis escolas da rede municipal que trabalharam durante todo ano, nas aulas de literatura, com o Projeto Comunidade Educativa que acontece em parceria com a empresa Bungue Alimentos. 

O Projeto acontece há três anos e tem como objetivo ajudar as crianças a aprenderem mais sobre seu ambiente natural, social, econômico e cultural através de uma educação sustentável. Este ano o tema do projeto “Saberes e Sabores do Brasil” foi regionalizado para cada local e as escolas da rede municipal trabalharam com a banana.

O prefeito José Baka Filho, esteve visitando a exposição e falou da importância das crianças conhecerem as utilidades de uma fruta muito comum na região. “Como temos muita banana aqui é interessante que as crianças aprendam que além da culinária, que é muito comum, é possível fazer artesanato com a fibra da bananeira, o que gera renda para várias famílias”. 

Para a professora de literatura Patrícia Martins da Graça, da Escola Professora Nayá Castilho este foi um projeto diferente e que animou os alunos. “Desde março estamos trabalhado de diferentes formas o tema que nos foi dado como, por exemplo, leitura, com a história da banana, produção de texto, literatura, além de oficinas de culinária, artes, artesanato e jogos. Os alunos adoraram, eles aprendem de uma forma diferente.”, disse a professora.

Depois de trabalharem durante todo o ano com o tema os alunos realizaram uma exposição. Dividas por escolas cada uma apresentou o que foi feito em sala de aula e o que aprenderam sobre o projeto. A coordenadora pedagógica da Fundação Bungue, Helena de Souza Bartnik, que uma vez por mês realiza um encontro com as professoras que trabalham com o projeto, disse que ficou surpresa com a exposição. “Foi muito significativo trabalhar neste projeto, estou surpresa com a exposição. As professoras têm muita criatividade e podemos ver que os trabalhos são feitos pelas crianças, além do desenvolvimento da literatura”. 

Durante a exposição foi possível se deliciar com bolos, tortas , brigadeiro, balas, conhecer o artesanato feito com a fibra da banana e assistir a apresentações feitas pelas crianças. 

Jornalista: Thaís Coldibelli Teixeira 


0 comentários:

Que bom que você está por aqui!!!!