Projeto Reciclagem e Ecologia


Objetivos:

· Compreender o período de decomposição de cada elemento;
· reconhecer os elementos prejudiciais a natureza;
· A conscientização da importância da reciclagem para o meio ambiente;
· Identificar para selecionar os materiais;
· Entender o processo de reciclagem;
· Despertar e desenvolver as capacidades potenciais dos alunos.
· Despertar cada criança para as inter-relações entre os elementos que compõem o meio ambiente, das quais os seres humanos são parte integrante.
· Atuação construtiva, que traga benefícios próprios e para a sociedade.

Conteúdo:

· O plástico
· O papel
· O vidro
· O metal

Estratégia:

Iniciaremos o projeto conversando sobre o homem em suas relações com a natureza, onde sempre foi equilibrada, porém nas últimas décadas, estes vem destruindo a paisagem, aniquilando a flora e a fauna, deteriorando em grande parte esse planeta: destroem as matas, poluem as águas, aniquilam espécies animais e suas próprias espécies. Dessa forma devemos conscientizá-los, de que se não podemos acabar com o lixo, podemos perfeitamente diminuí-lo. Pois reciclar permite que reduza o volume do lixo criando novas opções.
Realizaremos nosso trabalho com as crianças dentro da sala de aula com um cantinho destinado a receber materiais que os alunos poderão trazer de casa como: revistas, jornais, plásticos, caixas etc., enfim materiais que possam ser aproveitados de alguma forma, que iriam para o lixo, tornando-os úteis e interessantes.
Faremos cartazes com os anos de decomposição de cada elemento, mostrando o que é prejudicial ou não ao meio ambiente.
Desenvolveremos trabalhos fazendo montagens de murais, jogos, ditados, desenhos, pinturas, identificação de marcas, seriação, agrupamento, lateralidade, conceitos de maior/menor, pouco/muito, noção de comprimento, formas geométricas.

Construiremos brinquedos de sucata confeccionadospor eles mesmos.
Explicar aos alunos como funciona a reciclagem:
- reduz a poluição do solo, da água e do ar.
- diminui o desperdício
- evita o desmatamento
- melhora a limpeza da cidade.
Mostrar quais são os materiais recicláveis:
- vidro- litro de bebidas, copos (exceto lâmpadas)
- plásticos - sacos de leite, potes de margarina, e outros
- papel - papel de computador, papelão, revista e outros
- metal - latas, tubos de pasta de dente, tampas de garrafa, pregos e outros.
Ensinar a separar o lixo e a conscientização deste ato.
Após conversarmos e observamos sobre a reciclagem, iremos confeccionar papéis reciclados.

Avaliação:

A avaliação será feita através de observação e registro das falas dos alunos sobre o que aprenderam sobre reciclagem. Faremos anotações também do comportamento em relação a conscientização da importância do ato.

VIII - Sistemática de Avaliação

De acordo com a Lei 9.394/96, estabelece na Seção II, referente à Educação Infantil, artigo 31 que: “... a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.
A avaliação tem como objetivo verificar o processo evolutivo, o desempenho e o rendimento das crianças. Nesse processo para que se garanta a efetividade do trabalho docente torna-se importante que o professor tenha maior autonomia à medida que ele possa desenvolver instrumentos que organizem a sua prática reflexiva. Um dos instrumentos é a observação sistemática de atividades que, significativas e integradas permitem ao professor perceber as dificuldades e o progresso das crianças.
Para que a avaliação possa contribuir para enriquecer o trabalho do professor, é necessário que este a registre. Os registros das observações devem ser sistemáticos e o professor deve ter um lugar (um caderno, um fichário, no qual faça as suas anotações). Essas anotações serão feitas individualmente de cada aluno.
Ao praticar o registro das observações e trocando experiências com seus pares, o professor descobrirá a forma de avaliar mais adequada às suas condições de trabalho.
A avaliação não se restringe, apenas às crianças, mas deve atingir também aos professores, especialistas e demais profissionais envolvidos na ação pedagógica, deverá ser feita de forma sistemática através de auto-avaliação, discussão em grupo e análise dos resultados obtidos, visando o replanejamento e avaliação da prática pedagógica.



http://mundinhodacrianca.blogspot.com

1 comentários:

Escola Municipal Luiz Vaz de Camões disse...

Que projeto bacana! Dá uma boa aula!

Que bom que você está por aqui!!!!