Histórico da Capoeira


A capoeira

    Ao traçarmos um breve histórico da Capoeira vimos que surgiu da forte repressão do negro escravo trazido da África que para se defender buscou uma forma de manifestação contra a opressão de seus senhores, surgindo a capoeira em solo brasileiro, por isso se diz que a capoeira é uma arte Afro-brasileira. A literatura aponta que a Capoeira foi perseguida e reprimida por todo o período da escravidão e também durante a república, onde em 1890 foi para o código penal brasileiro tornando sua prática um crime, sendo punido severamente quem a praticasse (SOARES, 1999). Somente na década de 1930 o presidente Getúlio Vargas retira a capoeira do código penal, considerando-a uma luta autenticamente brasileira, com valor cultural e forte representação, principalmente no estado da Bahia.
    A partir de 20 de dezembro de 1996, com a aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei n. 9394/96, a Educação brasileira sofreu novas e significativas mudanças, com destaque para a liberdade atribuída aos Conselhos de Educação, às escolas e aos professores, a fim de que pudessem organizar e estruturar o ensino.
    A autonomia proporcionada pela LDB para que novos conteúdos fossem incluídos na proposta pedagógica, possibilitou a opção pela Capoeira como um dos conteúdos da Educação Física. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), também apontam a capoeira como proposta de conteúdo, uma vez que ela se encontra no bloco dos esportes, jogos, lutas, ginásticas. Entretanto, Freitas aponta que há algumas limitações sobre o entendimento da capoeira enquanto conteúdo da educação física escolar.
    Um dos problemas que a inclusão da Capoeira enfrenta enquanto conteúdo da Educação Física, é que por ser um fenômeno recente faz com que surjam algumas limitações quanto ao docente universitário dessa disciplina. Há dificuldades em se encontrar profissionais que detenham o domínio do saber empírico da capoeira, com titulação e aptidão exigidas para a docência universitária (FREITAS, 2007, p.85).    
    Desta forma, entendemos que a indicação de especialistas em capoeira pode auxiliar o entendimento da capoeira enquanto um conteúdo.

1 comentários:

CMEI AGADIL CABRAL disse...

Que bacana ver o Rafa por aí, ele é um super professor de Capoeira. Muito legal!

Que bom que você está por aqui!!!!