Os números na Educação Infantil

Os números na Educação Infantil
Os números são significativos no cotidiano da vida das crianças antes mesmo delas chegar à escola de Educação Infantil. Ela nomeia objetos usando as palavras: um, dois, três..., realiza contagens despreocupadamente, cantarola numerais e muito mais. No entanto, na escola infantil em que realizei essa pesquisa, as professoras queixavam-se das dificuldades que sentiam para trabalhar a construção social do conceito de número com as crianças. 
Para os autores Jean Piaget e Constance Kamii (1990) a criança nessa faixa etária é capaz de desenvolver várias habilidades necessárias a construção da noção de número, como por exemplo: observar, contar, calcular, classificar, seriar. A partir dessas capacidades ela poderá ter condições de construir a inclusão hierárquica; conseguindo realizar atividades que demonstrem as quantidades. Num primeiro momento, elas ainda não conseguem especificar tipos, nomes e medidas, mas consegue memorizar, principalmente, as noções concretas, tornando-se fator importante para essa aprendizagem adquirir o gosto pelos números e suas operações. A internalização do conceito de quantidade depende do nível mental que Jean Piaget (1998, p. 31) nomeia de reversibilidade. Reversibilidade é a capacidade de fazer, desfazer mentalmente 
a mesma operação.  
 Para ele “a criança não pode conceituar adequadamente o número até que seja capaz de conservar quantidades, tornar reversíveis as operações, classificar e seriar.  Assim, o educando(a) constrói, no seu intelecto, a noção de número fazendo-se necessário desenvolver certas habilidades, desse modo, a observação exerce um significado importante na aprendizagem. Os educadores(as) devem promover oportunidades para que os educandos(as) brinquem da maneira que souberem, manuseando livremente os materiais existentes, favorecendo e conhecendo os objetos. A criança pequena estando em contato com os objetos irão montar seus próprios brinquedos como: casinhas, castelos, estradinhas, jogos e etc. organizando suas próprias regras, favorecendo a construção social e simbólica do número em seu interior. A construção do número implica fundamentalmente experiências de relações que os educandos(as) realizam dentro e fora do âmbito escola.


Estamos disponibilizando algumas atividades gráficas de numeração que foram trabalhadas com as crianças da educação infantil.

Aproveite também para realizar as seguintes estratégias:
1-Apresente uma história descrevendo uma quantidade. Para aumentar a numeração, acrescente mais personagens, para diminuir, retire personagens dizendo que foram dormir, passear ou para a escola.

2- Mostre sempre a quantidade em imagens, evite apresentar o número gráfico sem relacioná-lo a sua quantidade visual.

3- Peça para a criança desenhar as quantidades pedidas, assim estará visualizando as quantidades de forma mais individual.

4- Coloque cartazes com os números e as quantidades que estiver desenvolvendo.

5- Faça a criança desenhar os números com o traçado correto, pois mau costume se torna mais difícil de mudar depois.

6- Utilize estratégias como o avental dos números para realizar a contagem diária das quantidades.













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