Projeto Recontando histórias infantis

RECONTANDO HISTÓRIAS

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.

O Cmei representa a única oportunidade de ler que muitas crianças têm. É necessário, portanto, propiciar, nas salas de aula e nos momentos em roda  de leitura, a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças.

Nosso maior objetivo será em despertar o interesse e o gosto pela leitura em nossos alunos, ampliando assim o universo lingüístico da criança e desenvolver a imaginação

.
Objetivo específicos:
*      Trabalhar com valores presentes em nossa sociedade tendo como base os textos dos livros literários;
*      Levar as crianças a compreenderem o universo imaginário e fazer a distinção do real com o fantástico;
*      Apresentar as figuras de animais existentes e suas principais características;
*      Apresentar as histórias de forma lúdica e divertida, desenvolvendo a atenção e a criatividade na criança.
*      Iniciar o trabalho pedagógico do EXPOCMEI neste bimestre.

Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Organização do Projeto
O Projeto será desenvolvido uma vez por semana e cada turma ficará responsável para apresentar uma história no pátio para as demais turmas. A apresentação será de forma ilustrada visual com a história e uma caracterização física dos professores contadores. A escala das histórias será organizada com datas pré marcadas  nos períodos da manhã e  tarde. As histórias deverão conter histórias de animais, ficando a escolha da turma.No dia, serão desenvolvidas estratégias sobre a história em todas as turmas.


“Sabemos que o trabalho será maravilhoso graças ao apoio de todas vocês, entre no mundo da   imaginação ”

Pedagoga: Karime Klingelfus Moreira





1 comentários:

caroline disse...

Muito bom este projeto, me basearei no meu. Obrigada

Que bom que você está por aqui!!!!