Bruxismo: meu filho range ou aperta os dentes


  • Bruxismo: meu filho range ou aperta os dentes!
  • O bruxismo é considerado um hábito parafuncional, caracterizado pelo apertamento ou pelo ranger dos dentes e pode acontecer durante o sono ou mesmo com o indivíduo acordado. Acomete adultos e crianças, sendo muito comum nos primeiros anos de vida. Estudos mostram que esse bruxismo da criança tende a não persistir na idade adulta.
    O bruxismo pode ter causas diversas e pode estar relacionado com fatores neuropsicológicos (estresse, problemas neurológicos e características da personalidade, como ansiedade), fatores morfológicos (maloclusões), hábitos de vida (estímulos luminosos e sonoros no quarto de dormir, excesso de atividades das crianças). Evidências relacionam também o bruxismo com algumas doenças comuns na infância como distúrbios alérgicos e doença por refluxo gastroesofágico.
    As complicações mais comuns do bruxismo são: desgastes nos dentes, dores musculares, dores de cabeça e estão relacionadas com a frequência, duração e intensidade do hábito. Em crianças, o bruxismo deve ser avaliado pelo odontopediatra que deverá estabelecer se há ou não necessidade de intervir naquele momento, principalmente porque estamos lidando com seres em crescimento e o uso de placas para dormir não está indicado para todos os casos. Além disso, existem outras formas de amenizar o problema como mudanças de hábitos. Em alguns casos, porém, está indicado o acompanhamento psicológico da criança e ou da família.


    Fonte: http://carinhoacadapasso.com.br

2 comentários:

CMEI Ruth Crocetti Baka disse...

Assunto muito interessante. Muitas vezes, não damos importância a esses fatos que podem ser indicativos de problemas maiores. Vamos ficar mais atentos!

EQUIPE MILENA BONFIM disse...

É verdade, temos que ficar atentos aos nossos filhos e aos alunos também, este assunto não é muito divulgado, mas estamos fazendo nossa parte, abraços

Que bom que você está por aqui!!!!