O dia da Bandeira é comemorado no dia 15 de novembro, e pode ser utilizado como uma fonte de exploração para nós professores pois podemos desenvolver uma aprendizagem patriótica aos alunos, estamos disponibilizando algumas sugestões bem legais, confira:
Aí vão mais algumas dicas para vocês trabalharem no Dia da Bandeira.
- Carimbo
- Use papel pardo para fazer uma bandeira bem grande. Depois carimbe com as mãozinhas dosalunosnas cores verde, amarelo, azul e branco. - Roupas- Mande recadinhos aos pais para que no Dia da Bandeira todos venham com roupas nas cores da Bandeira.Se você tiver muitos alunos pode usar esta dica e fazer uma Bandeira humana.IDÉIA:
Se vcs tiverem 18 alunos poderão fazer uma BandeiraNacionalhumana no chão e fotografar do alto. Retângulo:10 crianças. Triângulo: 4 crianças. Círculo: 2 crianças. - Lembrancinhas- Com rolinhos de papel higiênico faça lindos porta lápis ou caneta: carimbe no porta lápis com os dedinhos das crianças. Ou faça uma pintura livre com apenas a metade da bandeira no rolinho.Fica lindo também: faça um barrado verde na parte superior e amarelo na inferior. No meio pinte de azul e aplique ou pinte as estrelinhas brancas. Escreva Brasil, meu Brasil...
Livro - Contar às crianças, adaptando o texto se necessário, a históriaA FÁBULA DAS TRÊS CORES, de Ziraldo. Depois, convidá-los a confeccionarem a Bandeira do Brasil.Artes - Faça a Bandeira com colagem com tampinhas, casaca de ovo, tecido, papelão, papel crepom, forminhas de docinhos...- Mosaico- Picar papel nas cores da Bandeira e colar no traçado ou folha mimeografada.
- Perfuração- Após pintar a Bandeira, faça perfuração com palitos de dentes nas formas retângulo, círculo e losango. Retire as formas com cuidado após a perfuração, e monte a Bandeira em outra folha (essa atividade permite à criança entender a sobreposição das figuras geométricas da Bandeira). Depois você pode expor as obras de arte!
- Pintar a Bandeira: com giz de cera, pintura a dedo, guache, plasticor...
- Modelagem- Usar massinha para fazer a Bandeira.
Pesquisa - Pesquise as cores da Bandeira; em revistas, procurar, recortar e colar em cartolina ou sulfite, L.P. , coisas com as cores ( pode-se fazer na classe atividade em grupos: um grupo só pesquisa o azul, o outro overde, etc. Depois socializam na roda o que encontraram. Esses achados podem ficar também em sacos plásticos).- Música- (Turminha maior) Ouvir o Hino à Bandeira ( explicar que mais tarde também irão aprender a cantar e entenderão certas palavras difíceis, que hoje são pouco usadas, mas que na época eram).
- Festival- Promova um festival de bandeiras na escola. Cada criança escolhe uma bandeira e trás para a sala (time de futebol, clube, igreja...) Depois promova uma exposição com um painel com todas as bandeiras.
- História- Convidar as crianças a observarem o céu à noite e explicar que as estrelas que aparecem na Bandeira, segundo contam, mostram como estava o céu na cidade do Rio de Janeiro no dia da proclamação da República (15 de novembro de 1889). O astrônomo (pessoa que estuda estrelas) Luiz Cruls, fez o desenho. Cada estrela representa um estado brasileiro (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, etc). Vamos contar as estrelas? Contar em uma Bandeira. Quando foi criada, a Bandeira só tinha 2 estrelas (por que eram 20 Estados, mais a capital do País que era o Rio de Janeiro. A Bandeira atual é de 1992, quando foram colocadas as estrelas dos estados de Tocantins, Amapá, Roraima,Mato Grosso do Sul, e Rondônia. Atualmente, tem portanto 27 estrelas ( 26 Estados + Brasília).
- Ler e explorar coma as crianças o lema da Bandeira:Ordem e Progresso. O que vocês acham que quer dizer? Vamos pensar também na nossa classe, na nossa cidade…A Bandeira está pedindo à todas as crianças e todas as pessoas: “ORDEM E PROGRESSO”.IDÉIA: Como podemos ter ordem? Andando asseados, conservando os objetos, guardando tudo nos lugares, respeitamos pais e professores, chegamos à escola na hora certa, cuidamos das coisas nossas e de outros, não falta à aula, não esquece objetos, respeitamos filas e sinais, fazemos o nosso trabalho. E Progresso? Se temos ordem, temos Progresso!
0 comentários:
Postar um comentário