Trocas ortográficas


Trocas Ortográficas na Educação Infantil

Durante o processo de alfabetização, que, geralmente, vai até o 3º ano, algumas trocas ortográficas são comuns, por 2 motivos: primeiro, porque a criança, que está terminando um período de muita ansiedade e de esforço, que foi o próprio processo de aprendizagem da leitura/escrita, está com a autoestima lá nas nuvens porque ela conseguiu superá-lo, e, assim, não se atém muito ao escrever pois, afinal de contas, "é fácil" (agora!); e, segundo, porque existem fonemas (sons) que apresentam mais que uma representação (por exemplo: z, x e s com som de z). Esses dois tipos de trocas são comuns, desde que não sejam sistemáticas, ou seja, desde que acriança não troque sempre a mesma letra. E, mesmo sendo comuns, devem ser trabalhadas, pois, se ultrapassarem essa série, poderão virar vício.


Quando as trocas são constantes, ou seja, sistemáticas, deve-se trabalhar com a criança a consciência fônica das letras. Trocas chamadas de surdo-sonoras são as mais comuns e representam melhor a categoria de trocas sistemáticas. São elas: D e T, P e B, F e V, G/J e X/CH. Essas trocas são comuns pois têm a formação do som no mesmo local do aparelho fônico, diferenciando-se apenas por "onde o som irá sair", se pelo nariz ou pela boca.
Uma atividade simples, que trabalha a consciência fônica, é a seguinte:
Material: Letras do alfabeto

Desenvolvimento: O professor conta pequenas histórias em que um certo fonema aparece repetidamente em várias palavras, sendo que, a cada vez que ela aparecer, será prolongado ou repetido. A letra correspondente ao fonema deve ser mostrada à criança. Exemplo:

Prestem bastante atenção! FFábio affiou a ffaca. A ffaca fficou tão affiada que cortou ffácil a ffolha de papel. FFábio ffalou: que ffacada!
Vejam as palavras: Fábio, faca, ficou, fácil, folha, falou, facada. Todas elas começam da mesma forma, certo? Começam com /ff/. Então vamos lá,
  1. repita FFábio. Agora diga qual é o som do começo?
  2. repita ffaca. Qual é o som do começo?
  3. repita fficou. Qual é o som do começo?
  4. repita ffácil. Qual é o som do começo?
  5. repita ffolha. Qual é o som do começo?
  6. repita ffalou. Qual é o som do começo?
  7. repita ffacada. Qual é o som do começo?
Esse som que vocês disseram é escrito por esta letra: F (Mostrar letra F do alfabeto).

Esta atividade deve ser repetida com a letra V, para que ascrianças possam identificar a diferença entre os dois fonemas.

Esse post eu copiei da nossa amiga Bruna Alves do blog Como eu aprendo, mas citei a fonte ( coisa que todo blogueiro deve e tem que fazer ).

Fonte: http://mundinhodacrianca.blogspot.com

0 comentários:

Que bom que você está por aqui!!!!