População elege novos conselheiros tutelares em Paranaguá

População elege novos conselheiros tutelares em Paranaguá


Professora municipal Suzana do Rocio Marcelino Silva conheceu o trabalho dos conselheiros antes de votar.


Leonora Alves Costa fez questão de dar sua contribuição.


Movimento foi grande durante todo dia.
Dos cinco membros que irão fazer parte do conselho três foram reeleitos e dois eleitos pela primeira vez 

Na última quarta-feira, 19 aconteceu a eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares que irão assumir a função a partir do dia 25 de outubro. Durante todo o dia cerca 990 pessoas votaram nos novos nomes que são: Adilson Santos Costa, Edmary Terezinha Ache Mansur, Karina Rodrigues Policarpo, Cristiani Vidal da Silva e Simone Rodrigues dos Santos do Rosário.

A gestão será de três anos e durante este período os conselheiros deverão formular diretrizes para políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, fiscalizar o cumprimento das políticas executadas pelo poder público e por entidades não-governamentais, acompanhar a elaboração e a execução dos orçamentos públicos com o objetivo de assegurar que sejam destinados os recursos necessários para a execução das ações destinadas ao atendimento das crianças e adolescentes, definir prioridades para o atendimento da população infanto-juvenil, além de administrar o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), definindo a utilização dos recursos, convocar as Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente e registrar as entidades da sociedade civil que atuam no atendimento de crianças e adolescente.

Segundo a presidente do CMDCA, Neuza Machado, estas eleições foram muito esperadas e vieram com a novidade do voto universal. “Desta vez a população pode escolher de fato os futuros conselheiros municipais. Agora esperamos que este colegiado que foi eleito seja forte e bastante trabalhador”.

A vendedora autônoma Leonora Alves Costa de 68 foi participar da votação e disse que acreditava estar cumprindo uma obrigação “Não é obrigado a votar, mas tem muita criança que precisa de ajuda, por isso eu vim aqui hoje dar minha contribuição”, declarou a vendedora.

Já para a professora municipal Suzana do Rocio Marcelino Silva, o importante além de votar foi conhecer os candidatos e se informar sobre o trabalho de cada um. “Como professora, sei da importância do trabalho do conselho e antes de votar fui buscar informações sobre as pessoas que estavam concorrendo para poder dar uma boa contribuição ao conselho”.

Antes da eleição diversas mudanças foram feitas na lei n° 3.176/2011 que agora está mais adequada ao CONANDA – Conselho Nacional das Crianças e dos Adolescentes.

2 comentários:

CMEI AGADIL CABRAL disse...

Fundamental que seja uma pessoa coerente e desejosa por colaborar com a ordem e bem estar das crianças e adolescentes de nossa cidade.

Daianna Moreira disse...

Obrigada pela divulgação, é bom mesmo conhecermos quem vai cuidar das crianças de Paranaguá.

Que bom que você está por aqui!!!!