Profissionais de escolas que tiverem nota maior no IDEB serão premiados

Profissionais de escolas que tiverem nota maior no IDEB serão premiados
Estímulo será de um salário. Incentivo visa melhorar ainda mais a qualidade da Educação de Paranaguá.

O prefeito José Baka Filho anunciou na manhã desta terça-feira (dia 18) medida inusitada para melhorar a qualidade do ensino de Paranaguá. Profissionais de escolas municipais que tiverem nota 25% superior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), comparando com a média de 2009, serão premiados com um salário a mais. Nos próximos dias deve ser encaminhada mensagem à Câmara Municipal para aprovação dos vereadores de tal incentivo.

“Algumas prefeituras colocaram como incentivo uma premiação para que as escolas avancem no IDEB. Vou encaminhar à Câmara Municipal uma mensagem nos próximos dias para regulamentar esse incentivo a todas as escolas, a todos os profissionais, porque a escola não é só o professor, mas o conjunto, com o prêmio de um salário. Sei que é um desafio grande, mas tenho certeza de que o retorno será muito bom”, aposta o prefeito, durante a reunião semanal de secretariado.

Atualmente, a nota geral no IDEB de Paranaguá é 4,8. A meta é atingir 6,0. “Essa seria uma média fantástica”, avalia Baka.

A secretária municipal de Educação, Elvira do Rocio, que participou do programa Alô Cidade, que vai ao ar às terças e quintas-feiras, por volta de 12h40, na rádio Litoral Sul FM 95.9, destacou a iniciativa do prefeito Baka em premiar os profissionais. “Isso é um reconhecimento aos que estiverem atuando no estabelecimento de ensino. Temos feito esse trabalho de acompanhamento, para saber a evolução da educação. E essa medição é o governo federal quem faz, traçando uma meta, para definir onde o município tem que chegar”, explicou ela.

Em 2009, o governo federal determinou que Paranaguá deveria atingir a nota 4,4. A média do Brasil foi 4,6 e a de Paranaguá ficou em 4,8. “Então, nós avançamos muito na questão da qualidade da educação, sim”, completa a secretária. Ela comentou ainda que discute com sua equipe, periodicamente, os avanços no setor, bem como problemas que existem e o que falta para melhorar. “Sempre fazemos avaliação interna nas escolas da rede municipal para medir o desenvolvimento das crianças, desde a alfabetização até a quarta série. Desde 2007, Paranaguá é um dos municípios que mais avançou no IDEB”, afirma.

A secretária Elvira aproveitou ainda para agradecer o empenho dos profissionais da rede municipal. “Eu sei que nossos profissionais já estão se desdobrando para que nossas crianças fiquem bem preparadas, para que elas recebam todas as orientações necessárias dentro das nossas escolas. Com esse incentivo acredito que a nossa Educação vai melhorar mais ainda”, avalia a secretária.

MÉDIA SUPERIOR

Ainda segundo a secretária Elvira, em 2005 a média nacional do IDEB era de 4,6. Neste ano, Paranaguá tinha somente uma escola com índice acima dessa nota. Já na avaliação feita em 2009 o número saltou para 17. Estavam abaixo do índice 27 escolas, em 2005, número que reduziu para apenas 7, em 2009. Algumas escolas estão com média acima, inclusive da registrada no Brasil. É o caso da Escola Municipal Castello Branco, com nota 6,0, cuja meta já alcançada seria para 2019.

0 comentários:

Que bom que você está por aqui!!!!