Papel Reciclável




Olha uma sugestão bacana para trabalhar sobre meio ambiente com alunos: ensiná-los a reciclar papel.
Os materiais necessários são de fácil acesso e certamente a experiência agregará não apenas conhecimento, mas também poderá servir para que o professor aborde juntos aos alunos o quão a reciclagem é importante para o nosso planeta. Mãos à obra!

1 – Materiais necessários

Sobras de papel (cartolina, jornal, revistas, folha de sulfite, encartes, folders, papel crepom e etc.), liquidificador, água, balde, peneira plástica (plana) ou moldes, jornal, tesoura, esponja, pano de prato, bacia ou banheira que caiba a peneira.
Obs. A peneira pode ser de cozinha mesmo, de preferência que tenha entre 25 e 40 cm de diâmetro.

2 – Como fazer

Pique o papel em pedacinhos e jogue num balde com água. Deixe de molho por umas duas horas. Pegue o liquidificador e encha até a metade com água, acrescente um punhado de papel do papel picado do balde, tampe e bata até desmanchar o papel. Bata até que vire um “suco de papel”.
3 - Despeje a solução na bacia e repita a operação até enchê-la. Pegue a peneira ou o molde e mergulhe na bacia de forma inclinada e suspenda de forma paralela (faça com que a solução se espalhe bem pela peneira ou molde) ao fundo da bacia. Segure a peneira até a água escorrer.
4 - Coloque a peneira com a massa sobre o pano de prato em uma superfície plana. Recorte o jornal do tamanho da peneira e coloque-o sobre a mesma, pressione com a esponja para retirar o excesso de água.
5 - Pegue uma folha inteira de jornal e coloque sobre a mesa. Vire a peneira sobre ele e dê algumas batidinhas para soltar o papel da forma. Pronto!
6 - Agora é só secar e usar a imaginação. Escrever, desenhar ou pintar! O que antes ia para o lixo transformou-se numa folha pronta para ser usada de novo, e feita por você mesmo!
Quem quiser dar uma toque de enfeite todo especial ao papel reciclado, pode acrescentar purpurina na água, o que deve ser feito no passo 3.

0 comentários:

Que bom que você está por aqui!!!!