O Ecoviver é um projeto cultural e educativo que visa a difundir a arte e despertar um novo olhar sobre a realidade, junto a comunidades e alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental.

Além da realização de sessões teatrais, são desenvolvidas oficinas práticas em diferentes modalidades artísticas – como artes cênicas, visuais e música – para que os professores participantes se inspirem e trabalhem artisticamente com as turmas de alunos. O resultado é expresso em forma de exposições culturais e artísticas, envolvendo as mais variadas linguagens, e que é compartilhado com toda a comunidade.

Como temática, aborda questões ligadas ao meio ambiente e sua relação com os resíduos sólidos (“lixo”), provocando uma reflexão sobre a relevância da atuação individual e coletiva, e oferecendo, assim, uma oportunidade para o exercício da cidadania.

Por acreditar que a escola é um dos principais espaços para a difusão de informação, o Ecoviver conta com os educadores como grandes aliados, oferecendo total apoio para o desenvolvimento do projeto artístico, para a abordagem do tema e estímulo para trabalhos com os alunos.
Você já reparou como todos os dias produzimos resíduos, a partir de materiais, que poderiam virar uma máscara, um instrumento musical ou uma fantasia, por exemplo? Quando acordamos, usamos desde a pasta de dente até o vidro de perfume. No café-da-manhã, tem a caixa do leite, o coador de papel, as cascas de frutas...

Todos os dias, nesse mundo apressado, as pessoas usam cada vez mais produtos descartáveis – que duram pouco e logo são jogados fora – para ganhar tempo e diminuir o trabalho de limpar ou reaproveitar. Agindo dessa maneira, produzimos montanhas de lixo, sujando nossa rua, bairro e cidade, sem contar os insetos e animais que o lixo atrai, causando doenças.

No entanto, um conceito que se resume em três palavras pode ajudar, e muito, a melhorar essa situação: os 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Veja, a seguir, mais informações sobre o lixo e o que fazer para tornar nosso ambiente mais limpo, bonito e saudável para se viver – agora e no futuro.
> O QUE É LIXO?
> DE ONDE VEM O LIXO?
> LIXOS PERIGOSOS
> PARA ONDE VAI O LIXO?
> OS 3 Rs
> A COMPOSTAGEM
> A COLETA SELETIVA
> COMO AJUDAR A NATUREZA USANDO MELHOR A ÁGUA E A ELETRICIDADE
> MAPA DA RECICLAGEM
> CURIOSIDADES
> LIXO QUE VIRA ARTE



0 comentários:

Que bom que você está por aqui!!!!