Caxumba

Cássia Nunes e Ivana Silva
A caxumba também chamada de papeira ou parotidite é uma infecção viral (Vírus da família Paramyxoviridae, gênero paramyxovirus) das glândulas salivares (geralmente a parótida), sublinguais ou submandibulares, todas próximas aos ouvidos.
Os sintomas costumam surgir de 12 a 25 dias após o contágio. As glândulas ficam inchadas, podendo-se perceber pelo pescoço logo abaixo da orelha, e doloridas. Também causa dor de cabeça, dores musculares, fraqueza, febre, calafrios e dor ao mastigar ou engolir. Nos casos masculinos pode ocorrer orquite, isto é inflamação do testículo e em casos femininos, a ooforite, isto é, inflamação dos ovários. Em alguns casos podem ocorrer meningite, as seqüelas podem ser diminuição da capacidade auditiva e4 esterilidade.
A caxumba é transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada.
O indivíduo infectado não deve exercer atividades escolares e nem trabalhar pelo período de 09 dias após o início da doença. Ocorre usualmente sob a forma de surtos, que acometem mais as crianças sendo mais severa nos adultos, é uma doença que ocorre mais no período do inverno e primavera.
A caxumba não tem tratamento, o próprio organismo se encarrega de resolver a infecção. O tratamento é para aliviar os sintomas com o uso de analgésicos e repouso.
A prevenção para não pegar caxumba é a vacina ‘tríplice viral’, que deve ser administrada aos 15 meses de idade.
Referência Bibliográfica
· B.D. Schmitt, M.D., Your Child's Health, Bantam Books.
· Sites acessados para consulta on-line:
· http://www.pgr.mpf.gov.br/pgr/saude
· http://www.correioescola.com.br/saude/vacinacao2.html
· http://www.cives.ufrj.br/cva/doenca


FONTE: WWW.FIOCRUZ.COM

0 comentários:

Que bom que você está por aqui!!!!