Desenvolvido por ambientalistas e pedagogos, o Ecoviver é um projeto educativo e artístico que visa a difundir e estimular a conscientização ambiental nas comunidades e em alunos do Ensino Fundamental. Como temática, aborda os impactos do lixo no meio ambiente, nas comunidades e no bem-estar das pessoas, oferecendo uma oportunidade para o exercício da cidadania, para o entendimento da relevância da atuação individual e de que a criação, a busca e a conquista de soluções estão ao alcance de todos. Por acreditar que a escola é um dos principais espaços para a difusão de informação, o Ecoviver conta com os educadores como grandes aliados, oferecendo total apoio para a abordagem da questão do lixo em sala de aula e estímulo para trabalhos com os alunos. Desde 2006, o Ecoviver já atendeu a 18 cidades, mais de 800 escolas, capacitou em torno de 2.300 educadores e envolveu mais de 120 mil alunos em um tema abrangente, que precisa ser tratado como prioridade na implantação de mudança de valores e de comportamento: o lixo. Clique nos relatórios a seguir para ter acesso aos resultados anuais consolidados do projeto Ecoviver. Apresentação da questão do lixo para os alunos: Utilizar algumas indagações quanto a: · o que é lixo; · de onde vem o lixo; · para onde vai o lixo; · os 3 R's; · a compostagem; · a coleta seletiva; |
Lixo também pode virar arte: decidindo como registrar artisticamente o projeto
Promover espaços para a difusão das informações apreendidas e conscientizar a comunidade sobre os problemas relativos ao lixo que a afetam é um dos grandes desafios desse projeto. E fazer isso utilizando a capacidade criativa dos alunos enriquecerá, e muito, a troca entre alunos, pais e professores. Por essa razão, propusemos um registro que, além do formal que acompanhou todas as etapas do processo, traduzisse a experiência em forma de música, teatro, desenho, pintura, montagem, instalação, dança etc. Na hora de fazer arte com o lixo ou sobre o lixo,também será possível exercitar os princípios de Reutilizar e Reciclar.
O que fazer para REDUZIR
. Evitar empacotamentos desnecessários, trazendo sua própria bolsa de compras.
. Não comprar embalagens descartáveis de refrigerantes e outras bebidas, por exemplo, quando houver alternativa de embalagens retornáveis (refrigerantes, outras bebidas).
. Preferir produtos com embalagens recicláveis.
. Comprar sempre produtos duráveis e resistentes, e alimentos frescos, não embalados.
. Planejar bem suas compras para não haver desperdício.
. Assinar jornais e revistas em conjunto com outras pessoas.
. Evitar produtos descartáveis.
. Diminuir o uso de plásticos.
. Sempre que possível, substituir o papel comum por papel reciclado.
. Usar papel higiênico não colorido, sem corantes, feito de papel reciclado.
O que fazer para REUTILIZAR
. Separar sacolas, sacos de papel, vidros, caixas de ovos e papel de embrulho que podem ser reutilizados.
. Usar para rascunho o verso de folhas de papel já utilizadas.
. Utilizar coador de café não descartável.
. Pensar em restaurar e conservar, antes de jogar fora.
. Doar roupas, móveis, aparelhos domésticos, brinquedos etc., que possam ser reaproveitados por outros.
. Levar seu lanche ou almoço em recipientes reutilizáveis (marmita) e não em invólucros plásticos.
. Não jogar no lixo aparelhos quebrados: podem ser vendidos ao ferro velho ou desmontados, reaproveitando-se as peças.
. Caixas de papelão ou plástico sempre são necessárias em casa. É bom guardá-las, mesmo que não tenham uso imediato.
O que fazer para RECICLAR
. Fazer compostagem doméstica com os restos de jardim e de cozinha.
. Separar materiais recicláveis (papel, vidros, metais e plásticos) para:
a) entregá-los aos programas de coleta seletiva que estão sendo implantados em várias cidades;
b) vendê-los a comerciantes de sucata.
SE PREPARANDO PARA O ECOVIVER-EXPOCMEI
O projeto Ecoviver será trabalhado em parceria com o tema Arca de Noé. Os materiais confeccionados deverão conter imagens de animais, em especial: OVELHA.
Os objetos deverão conter materiais recicláveis como: papelão, rolinho de papel higiênico, caixa de leite, caixas diversas, embalagens diversas e outros materiais que iriam para o lixo.
Cada sala deverá confeccionar dois materiais a serem escolhidos, observando a idade de ada sala, podendo ser jogos, materiais de rotina, decoração e estudo para os alunos, criando uma utilidade pedagógica.
A coordenação
0 comentários:
Postar um comentário