Eixo Linguagem oral e escrita


: Eixo Linguagem e Escrita


Objetivos de 0 a 3 anos
Participar de variadas situações de comunicação oral;
Interessar se pela leitura de histórias;
Familiarizar se com a escrita por meios de livros, revistas, história em quadrinhos.Etc...


Conteúdos de 0 a 3 anos
· Uso da linguagem oral para conversar, relatar suas vivencia e expressar desejos, vontades, necessidades.
· Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos.
· Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita
· Observação e manuseio de materiais impressos.

Orientações Didáticas
As diversas situações cotidianas que o adulto fala com/ou perto da criança, permitem que a criança conheça e apropria-se do universo discursivo.
O professor tem de manter sempre um diálogo com o bebê e criança.
O adulto tem de utilizar a fala de maneira clara sem infantilizar ou imitar o jeito da criança.
O Professor pode se apropriar de varias maneiras para estimular a linguagem em sala, através da música, do canto e a escuta de histórias.
O professor pode orientar os pais, para compartilhar essa nova descoberta da criança em casa.
O professor deve ampliar as condições da criança de manter-se no próprio texto falado. Para tanto, deve escutar a fala da criança, deixando-se desenvolver por ela.
O professor pode funcionar como apoio ao desenvolvimento verbal das crianças.
O professor tem um papel importante de “evocador” de lembranças.
A tarefa da educação infantil é ampliar e ser continente da fala das crianças para que ela se torne competente como falante.

Avaliações de 0 a 3 anos
A avaliação deve ser continua.
Deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.
A observação cuidadosa sobre cada criança e sobre o grupo.
A expressividade do movimento e sua dimensão instrumental.
Experiências prioritárias para a aprendizagem do movimento realizada pelas crianças.

Objetivos de 4 a 6 anos
Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão.
Familiarizar-se com a escrita por meio de livros, revistas e outros textos.
Escutar textos lidos, pelo professor.
Interessar-se por escrever palavras e textos.
Reconhecer seu nome escrito.
Escolher os livros para ler e apreciar.

Conteúdos de 4 a 6 anos
· Falar e Escutar;
· Práticas de Leitura;
· Práticas de Escrita.

Orientações Didáticas
Ambiente alfabetizador.
Promover situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tenham a oportunidade de participar.
Preparar convites para as reuniões de pais.
Participação das crianças nos eventos de letramento.
Práticas de textos de literatura geral e infantil.
Escolha de um tema para trabalhar com projetos e objetivos.

Avaliações de 4 a 6 anos
· Participação de conversas, utilizam diferentes recursos necessários ao diálogo, interessando-se pela leitura e para ouvir histórias.
· Ampliaram seu vocabulário, incorporando novas expressões e utilizando expressões de cortesia.
· Na leitura, as crianças pedem para que o professor leia, fazem comentário sobre o que leram e escutaram, recomendam a leitura que os interessou aos companheiros.
· Quanto a Pratica de escrita e de produção de textos, se interessam por escrever seu nome e o nome das outras pessoas.
· Mesmo sem a exigência e que as crianças estejam alfabetizadas ao seis anos, todos os aspectos envolvidos no processo da alfabetização deve ser considerados.


0 comentários:

Que bom que você está por aqui!!!!