Mostrando postagens com marcador Uso da Mamadeira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Uso da Mamadeira. Mostrar todas as postagens

Uso de Mamadeiras


De olho na mamadeira

Estudo revela que o uso prolongado do acessório aumenta risco de obesidade nas crianças. Confira o que diz especialista no assunto

Ana Paula Pontes

A. Inden/Corbis
Se o seu filho já tem mais de 2 anos e ainda usa mamadeira, atenção! Um estudo realizado pelas Universidades de Temple e Ohio, ambas dos Estados Unidos, revelou que seu uso prolongado eleva o risco de problemas de peso. A análise, feita com 6.750 crianças, mostrou que a prevalência de obesidade nas que tomavam mamadeira aos 2 anos era de 23% aos 5. Já nas que não tomavam, era de 16% na mesma idade.

Em entrevista à CRESCER, Rubens Feferbaum, pediatra e nutrólogo do Hospital Infantil Sabará (SP), explica que o problema não está apenas no conteúdo (como leite e sucos), mas na forma como ele é absorvido pelo organismo. Na mamadeira, é ingerido passivamente, o que não ocorre se for no copo. Sem contar que nessa idade, a criança já tem um ganho calórico por outras fontes de alimentos, o que pode fazer com que a mamadeira, oferecida fora de hora, seja um extra no seu acúmulo de calorias diárias. Confira entrevista completa.

CRESCER - Por que uma criança que toma mamadeira aos 2 anos tem risco de ser obesa mais tarde? 
RUBENS FEFERBAUM -
 O grande problema é o uso inadequado da mamadeira após os 2 anos (ou mesmo antes dessa idade), que faz com que a criança tenha uma ingestão acentuada pela maneira passiva como o líquido é absorvido. Assim, ela tem dificuldade de sentir saciedade da fome. Dessa maneira, dormir com a mamadeira ou oferecê-la de forma frequente à criança para acalmá-la é um erro alimentar e pode levar à obesidade. Como em geral o que os pais dão na mamadeira é leite e sucos, alimentos ricos em proteína e/ou caloria, ela excede as necessidades energéticas diárias, que se acumulam no organismo como gordura.
C. – No Brasil, é costume os pais estenderem tanto o período do uso da mamadeira? 
R.F. –
 Não temos uma estatística a respeito disso, mas observamos, na prática clínica, que frequentemente ultrapassa os dois anos. No entanto, a transição da mamadeira para o copo é uma preocupação dos pediatras. Sempre que me deparo com uma criança com sobrepeso ou obesidade, mesmo lactente, verifico esse aspecto da administração de alimentos na forma líquida.

C. – Como prevenir a obesidade nas crianças? 
R.F. –
 É fundamental lembrar que a amamentação exclusiva deve acontecer até o 6o mês de vida do bebê e sua manutenção junto com a alimentação complementar (papas de legumes, frutas) até os 2 anos. Lembro que as crianças amamentadas no peito por mais tempo têm mais facilidade de aceitar o copinho para tomar líquidos e costuma recusar a mamadeira. Já, quando há necessidade de a criança tomar fórmulas infantis, elas devem ser aquelas nutricionalmente balanceadas para lactentes. É importante também que a família entenda que leite e suco são alimentos e para hidratar é necessário água (líquido sem calorias).

C. – Se uma criança já tem 2 anos e ainda usa mamadeira, como mudar esse comportamento? 
R.F. –
 O primeiro passo é paciência. Depois, deve-se regularizar os hábitos da criança e ter uma disciplina no horário das refeições, perfeitamente possívl para uma criança de 2 anos. Depois, comprar um copo que seja atrativo ao filho. Caso ela não aceite, tente usar bicos com furos mais rígidos (tipo “bico de pato”), e continue com a adaptação ao copo, aos poucos.

C. – Além da obesidade, que outros prejuízos a criança pode ter em sua saúde pelo uso prolongado da mamadeira? 
R.F. –
 Cáries dentárias precoces, problemas no desenvolvimento da arcada dentária, no palato e na mandíbula. Além disso, predisposição a ter dificuldade em aceitar alimentos sólidas, o que pode levar a deficiências nutricionais.

Que bom que você está por aqui!!!!